Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Habilidades visuais na aprendizagem

Na aprendizagem há muitas habilidades visuais envolvidas, seja para ajudar a manter a atenção, lembrar compromissos, ler corretamente e fluentemente….

No livro de Pilar Vergara “Tanta inteligência, tão pouco desempenho”, explica em detalhe com exemplos e base científica este campo que simplificamos de seguida….

Algumas das habilidades visuais envolvidas na aprendizagem são:

Agudeza visual: a acuidade visual é uma medida de nitidez. Isso nos dá informações sobre como um paciente vê mas não nos dá informações sobre quanto esforço é necessário ou se o sistema é eficaz.
Uma diminuição da AV pode ser causada por hipermetropia, miopia e astigmatismo, presbiopia ou alguma patologia.

Oculomotricidade: os movimentos oculares permitem o movimento rápido e preciso dos olhos ao longo da leitura. De repente é preciso a olhar para o quadro ou a seguir uma bola em movimento enquanto se pratica desporto.
Existem três tipos de movimentos:
Sacádicos : Saltar de um ponto para outro ponto.
Seguimentos :  Movimentos Suaves
Fixação :  Manter os olhos firmes num ponto.

Binocularidade: o sistema visual foi projetado para ser usado com os dois olhos. A binocularidade é a capacidade de ver com olhos e visão estereoscópica ou 3D.

Alojamento ou foco: é a capacidade visual de manter os objetos claros na visão próxima e distante.

Visualização: a capacidade de antecipação apenas olhando a situação, para poder conseguir algo com a máxima eficiência.

Memória visual: é a capacidade de lembrar de algo, a capacidade de reter informações com base em imagens, cuja essência é uma compreensão de leitura eficiente.

Coordenação mão-olho: integração visual-motor para realizar uma escrita eficiente e sem esforço, sem gastar energia desnecessária, habilidade no esporte de precisão ou a capacidade de pintar sem sair do desenho, escrever em linha reta sem torção , etc.

Percepção visual: a percepção permite discriminação imediata e precisa de igualdades e diferenças; a capacidade de reproduzir, identificar e generalizar formulários. Dentro desta habilidade, existem muitas outras sub-habilidades que influenciam o desenvolvimento visual e desenvolvimento geral da criança, sendo altamente relacionada à dislexia.

Direcionalidade: a integração da direção e do significado através da visão é um ponto chave para se integrar ao seu próprio corpo, que é esquerdo e direito.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
ENVIAR MENSAGEM

Entraremos em contacto consigo assim que possível para eslarecimentos ou marcação de exame. Obrigado.

X
CONTACTE-NOS