Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

LATERALIDADE E VISÃO

A lateralidade é a predominância funcional de um lado do corpo sobre o outro, determinado por uma supremacia que um hemisfério cerebral exerce sobre o outro.

Lateralização é o processo pelo qual se desenvolve a lateralidade e é importante para a aprendizagem de alfabetização e plena maturidade do ensino de línguas p, d, b, q, requer o domínio da lateralidade; se a criança não tem consciência de sua direita ou  esquerda ,nunca pode projetar a lateralidade , o que impede a diferença e identificação dessas cartas. Consideramos também que ler e escrever são processos que são cumpridos da esquerda para a direita.

Dominar a lateralidade na criança vai ajudar muito a localiza-lo em relação a outros objetos. A incapacidade de fazê-lo pode afetar as dificuldades de aprendizagem de algumas disciplinas. Por exemplo, no caso da matemática conhecido para somar e subtrair várias quantidades começar da direita para a esquerda e para o caso de nao ter trabalhado será dificil concentrar-se.

A lateralidade é consolidada na etapa escolar. Entre os 2 e 5 anos vemos que as mãos são usadas para pentear o cabelo, tomar banho na casa de banho, entregar um cartão, dizer adeus, cruzar os braços e as mãos, nestes dois casos, a mão dominante sobrepõe-se a outra. Na idade escolar a criança deve ter alcançado a lateralização e em funçao da mão, pé, olho e ouvido.

PARA IDENTIFICAR A LATERALIDADE
Para conhecer o domínio da mão, podemos pedir à criança que realize as seguintes atividades:

Dar corda um relógio.
Use uma tesoura e escreva.
Para dominar os pés: salte sobre um pé, chute a bola.
Dominância do olho: olhando para um buraco, telescópio.
Odomínio dominante: ouvindo o “tic-tac”do relógio.

Considerando que todas as atividades com os membros ou órgãos do lado direito ou esquerdo foram feitos, então podemos saber se a criança tema dominância definida. Se alternar da direita para a esquerda então tem “dominância cruzada”.

ALCANÇANDO A LATERALIDADE

Para desenvolver a lateralidade, a criança pode ser convidada a executar o seguinte:

Identifique a metade direita e esquerda em seu próprio corpo, na imagem do seu parceiro e sua imagem na frente de um espelho.
Pegue, com a mão direita, a metade direita do seu corpo, começando na cabeça, olhos, orelha, pescoço e tronco.
Traga uma fita colorida no pulso da mão direita diariamente.
Indicar em seu parceiro, colocar de volta, partes do lado direito e esquerdo, esta mesma atividade será feita com o parceiro apresentado.
Na frente de um grande espelho e dividido em duas partes iguais com fita adesiva, aponte para o lado direito e esquerdo.
Faça movimentos oculares da esquerda para a direita.
Exercícios unilaterais: com a mão direita bata seu pé direito.
Exercícios simultâneos: com sua mão esquerda colidir seu olho direito.
Exercícios com braços esquerdo e direito: superior, lateral, direito.
Leitura de cartazes de imagens: a criança deve identificar os desenhos do cartaz, sempre da esquerda para a direita, esta mesma atividade pode ser feita com cores.
Ditado de desenhos: o professor pedirá para desenhar figuras geométricas, controlando que a criança faça isso da esquerda para a direita.
Desenhe linhas horizontais, vertical e com mudanças de direção.
Faça desenhos simultâneos: usando duas folhas de papel, a criança fará círculos simultâneos em ambas as folhas e com ambas as mãos.
Esta série de exercícios são diretrizes para o professor ou pai no período pré-escolar para desenvolver a lateralidade ,mas muita criatividade pode se encontrar outras alternativas.

Nós, em terapia visual, realizamos integração bilateral através da visão, do jogo e da emoção, ajudando as crianças a definirem-se sem forçá-las a mudar de lado.

Como podemos tratar a lateralidade cruzada?
O tratamento deve ser adaptado a cada paciente tendo em conta a origem e as dificuldades que está a ter.

A terapia básica é a reorganização neurofuncional, que desbloqueará o desenvolvimento do indivíduo.Vai organizar o  sistema nervoso e aproveitar as possibilidades de regeneração do Sistema Nervoso (Neuroplasticidade).

Com a maturação do Sistema Nervoso, vamos resolver todos os sintomas da lateralidade cruzada descrita acima, as dificuldades de atenção, organização, espaço temporal e seus problemas emocionais e de auto-estima e, como consequências, as barreiras escolares.

Exercícios adaptados a cada caso
Os exercícios propostos, em caso de lateralidade cruzada, recapitulam a aparência dos primeiros movimentos durante os diferentes estágios, adquirindo habilidades não obtidas antes. É como uma segunda chance; Com o estímulo obtivemos novas formas e um sistema nervoso organizado de acordo com nosso objetivo. Para fortalecer este protocolo, contamos com protocolos biológicos, homeopatia, nutrição, terapias alternativas e, especialmente para o lado emocional, orientação psicopedagógica para famílias e professores.

Podemos tratar a lateralidade cruzada em um adulto ou é tarde?
O campo de trabalho é em qualquer idade, desde a infância até a idade adulta. As terapias de atuação não são antigas e os resultados valem a pena.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
ENVIAR MENSAGEM

Entraremos em contacto consigo assim que possível para eslarecimentos ou marcação de exame. Obrigado.

X
CONTACTE-NOS